sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Amante da Rainha - Philippa Gregory - Opinião


Autoria: Philippa Gregory
Editora:  Civilização Editora
Lançamento: Já disponível
Nºde páginas: 446
PVP: 16,90 euros

Sinopse: Numa época em que a segurança de um país não era um dado adquirido e em que a Europa vivia em clima de guerra quase permanente, Isabel sucede ao trono da Inglaterra sob ameaça de inimigos internos e externos. A situação agrava-se quando se apaixona pelo ambicioso Robert Dudley, um dos homens mais odiados do país. Ambos não parecem dispostos a abdicar da sua paixão, mas a segurança da Inglaterra torna-se precária.
Numa fase conturbada da história da Inglaterra, em pleno século XVI, com a Europa mergulhada em sangrentas guerras entre católicos e protestantes, Isabel, a princesa protestante, sucede à sua irmã Maria a católica. Para conquistar o equilíbrio do poder, Isabel terá de se haver com os inimigos externos, nomeadamente a Escócia e a França. No entanto, Isabel é uma rainha ainda jovem e com sede de atenção e de amor. Robert Dudley, saído do cativeiro da torre de Londres sabe disso e a precariedade da prisão não lhe impediu uma ambição sem limites. A antiga amizade com a causa de Isabel transformar-se-á numa tórrida paixão, contudo cheia de obstáculos, a começar pelo casamento de Robert com Amy, sua jovem mulher. Amy, por sua vez, o que mais deseja é uma vida tranquila, fora do bulício da corte, em conjunto com o seu amado esposo. Porém, este tem outros objectivos de vida.

Opinião: Neste romance, a autora tem como personagem principal Isabel I da dinastia Tudor, a filha de Ana Bolena e Henrique VIII. Ao longo da história, conhecemos uma Isabel jovem, no inicio do seu reinado, sendo esta uma rainha, ainda insegura no seu papel, mas já dando um vislumbre de que se iria tornar uma das rainhas mais emblemáticas da história europeia.
Aqui, a autora volta a misturar factos históricos com ficção, tendo como pano de fundo a Inglaterra do século XVI, um período com guerras constantes entre católicos e prostestantes. Uma época onde Isabel I, precisou de enfrentar diversos inimigos e realizar alianças, de forma a manter o seu trono. Além, de todas estas dificuldades, Isabel, terá mantido um romance com um homem casado, Robert Dudley, considerado perigoso por muitos, pela sua sede de poder e ganância.
Ao longo do enredo, conhecemos, também a esposa de Robert, Amy, que tudo fez para manter o seu casamento, mas que não conseguiu fugir a um destino trágico, que até hoje permanece um mistério.
Um livro com uma pesquisa histórica muito adequada e bem elaborada, e com descrições dos cenários, que nos transportam para a corte de Isabel.
Contudo, penso que poderia captar mais a atenção do leitor, através de uma escrita mais fluida e viva. Não deixa, no entanto, de ser mais um óptimo livro da autora.

Classificação: 4/6

Sem comentários:

Enviar um comentário