domingo, 15 de abril de 2012

Por Ti, Resistirei - Júlio Magalhães - Opinião

Autoria: Júlio Magalhães
Editora: Esfera dos livros
Nº de páginas: 250
Lançamento: Já disponível
PVP: 18 Euros

Sinopse: Carlos e Nicole conheceram-se nas ruas de Paris. As tropas alemãs avançavam em passo forte e determinado, mas todos acreditavam que a capital francesa estava a salvo da loucura de Adolf Hitler. Enganavam-se. Em poucas semanas, as tropas nazis estavam às portas de Paris e milhares de refugiados procuravam salvação. Nicole encontrou-a em Bordéus pelas mãos do embaixador Aristides de Sousa Mendes que lhe entregou um visto para chegar até Portugal, onde finalmente cairia nos braços do seu amado. Longe da guerra, longe do perigo, longe do estigma de ser judia, seria finalmente feliz. Mas há preconceitos que são difíceis de quebrar e mais uma vez os dois amantes são obrigados a seguir caminhos diferentes. Carlos fica em Lisboa, entre os negócios do pai, um homem influente na sociedade salazarista e a doença da mãe. Nicole parte para Londres, uma cidade que vive dias dramáticos sob a ameaça de ser bombardeada pela aviação alemã. Participa no esforço de guerra da melhor forma que sabe, vestindo a farda de enfermeira, pondo em risco a sua vida para ajudar os outros. Na esperança de conseguir esquecer Carlos. Contudo no meio dos escombros da Segunda Guerra Mundial há um amor capaz de resistir a tudo. 

Opinião: Este novo romance de Júlio Magalhães, tem como tema de fundo a Segunda Guerra Mundial e a fuga dos judeus ao longo da Europa para fugir das tropas alemães, com o auxílio de Aristides de Sousa Mendes. Contudo, o tema principal é a história de amor entre Carlos, português, e Nicole, uma judia francesa. Durante a narrativa muitas são as dificuldades que estes dois protagonistas têm de enfrentar, de forma a conseguirem ficar juntos, desde o pai de Carlos, que é contra este amor, à doença da mãe de Carlos e, claro, a própria guerra.
Este romance apresenta uma escrita directa e corrida, sem grandes descrições e capítulos curtos, de forma a manter o leitor agarrado à história. Penso que as emoções das personagens, bem como o tema da Segunda Guerra Mundial, podiam ter sido mais desenvolvidos, de forma a enriquecer a narrativa, uma vez que esta se encontra mais centrada nas decisões dos personagens, e nos resultados dessas decisões. 
Não deixa, contudo, de ser uma leitura agradável e de um tempo bem passado na companhia de Carlos e Nicole.

Classificação: 3/6

Sem comentários:

Enviar um comentário