sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tudo o Que Poderíamos Ter Sido Tu e Eu Se Não Fôssemos Tu e Eu - Albert Espinosa - Opinião

Título Original: Todo Lo Que Podriamos Haber Sido Tu y Yo Si No Fueramos Tu y Yo.
Autoria: Albert Espinosa
Editora: Arcádia
Nº de Páginas: 208
Lançamento: já disponível
PVP: 14,95 Euros 

Sinopse: "Não sei se o meu dom me encontrou a mim ou eu a ele. O meu dom…É difícil de explicar. Como aprendi a utilizá-lo é ainda mais estranho de relatar. Como acabei por trabalhar para Eles, acho que também não é nada simples de explicar. Mas quero contar-vos. Há coisas, pequenos detalhes, que formam parte de nós próprios e nos fazem ser como somos. E o dom era algo que me definia. Ainda que o utilizasse muito pouco. Fazia-me sentir mais vivo. Se estivesse a usar o dom quando vi a rapariga do Espanhol talvez não tivesse sentido o mesmo por ela. O que senti foi primário, foi muito autêntico. Como podia ter tantas saudades dela sem a conhecer? O ser humano é mágico e indescritível. Sentia algo especial ao voltar a recordá-la. Aquela confiança não deve surgir entre desconhecidos mas que às vezes existe e é mais intensa do que a que sentimos por alguém que faz parte do nosso ambiente há mais de vinte anos. Ela não se tinha apercebido da minha presença, não tinha sentido que os meus olhos não se tinham afastado dos dela nem por um instante"

Opinião: Este foi o primeiro romance, que li do escritor espanhol Albert Espinosa, e devo confessar que me conquistou, e prova disso é que foi lido em cerca de duas horas.
É um romance que apresenta uma escrita simples e sedutora, onde o normal e improvável se fundem.
Uma história onde o dia-a-dia se confunde com seres estranhos de outros planetas, a hipótese de renunciar de vez às horas de sono, onde o dia pode mesmo ter 24horas sem nunca parar, um dia sem fim, e onde a teoria da vida após a morte mostra que um amor pode perdurar após a morte física. Sendo esta uma das principal mensagem a ser retirada de toda a história.
Também outro ponto a reflectir, será a discriminação da diferença e a tentativa de neutralização do que não conhecemos e não podemos compreender.
Uma história cativante, com um final inesperado e surpreendente. Uma leitura a não perder, não fosse este um dos maiores sucessos literários espanhóis dos últimos anos, com mais de meio milhão de livros vendidos, traduzido em mais de vinte países.

Classificação: 6/6


 


Sem comentários:

Enviar um comentário