quarta-feira, 20 de junho de 2012

Até que Ele nos Separe - Emily Giffin - Opinião

Autoria: Emily Giffin
Editora:  Editorial Presença
Lançamento: Já disponível
PVP: 17,90 Euros

Sinopse: Rachel White sempre foi o protótipo da «menina certinha», que fazia o que se esperava dela e se sacrificava em prol dos outros. Só que, na manhã após a festa do seu aniversário, Rachel acorda ao lado do noivo da sua melhor amiga. O mais correcto seria esquecer o que aconteceu e seguir em frente, mas, à medida que a data do casamento se aproxima, Rachel descobre que as coisas não são assim tão simples, e em breve terá de escolher entre abrir mão da felicidade ou da sua amizade mais antiga. Um romance que lança um olhar pleno de lucidez e de sensibilidade sobre as nuances que existem no amor, na amizade e na traição.

Opinião: Esta comédia romântica é nos cantada de modo a fazer lembrar um diário, sendo este de Rachel White, uma mulher de 30anos, que sempre foi a 'menina certinha', independente a nível financeiro e com um bom grupo de amigos, mas que apesar de tudo, não se sente feliz. É na festa de anos do seu trigésimo aniversário, que Rachel começa a questionar o rumo da sua vida, uma vez que não está feliz, nem com o seu emprego, nem com a sua vida sentimental, continuando solteira, quando todas as suas amigas já estão casadas ou em vias de casar. No lado oposto, temos Darcy, amiga de longa data de Rachel,  que está de casamento marcado com Dex, amigo dos tempos de universidade de Rachel, e é feliz na sua vida profissional. Mas o que Rachel não podia imaginar, era que no dia dos seus anos, iria acordar ao lado de Dex.
É a partir daqui, que se coloca a grande questão da história: o que é mais importante, manter uma amizade de anos, ou não perder o verdadeiro amor?
Ao longo do livro, questionamos, junto com Rachel, o peso que amor e a amizade possuem ao longo da nossa vida e do que somos capazes de fazer para garantirmos ambos. Também, conhecemos, uma Rachel com uma baixa auto-estima e que não se vê como as outras pessoas a vêem, ao contrário de Darcy que se acha o 'máximo' e que ao longo da sua amizade com Rachel, sempre competiu com ela e tentou minimizá-la, apesar de não abertamente e de Rache nem sempre se ter apercebido dessa situação (ou não se querer aperceber).
Uma história descontraída, com uma escrita fluída e, por vezes cómica, o que proporciona umas boas gargalhadas, de forma a aliviar a parte séria da história.
Um livro a não perder, ideal para estes dias de verão, bem passados na praia. Adorei.
Também, já vi o filme e recomendo, apesar de o livro ser bem melhor.

Classificação: 5/6


Críticas de imprensa:

«Que tipo de “menina certinha” é que dorme com o noivo da melhor amiga? Só uma rapariga cheia de defeitos, como a heroína deste delicioso romance de estreia, mas surpreendemente cativante e real.»
Glamour

«Este romance de estreia de Giffin destaca-se verdadeiramente. Trata, da mesma forma, o sentido e valor da amizade e do amor, e corre alguns riscos que acabam por compensar.»

Bookilst

«Até que Ele Nos Separe é hilariante e está escrito com grande mestria, resistindo à tendência que muitos romancistas estreantes têm de caracterizar as suas personagens e as situações narradas a preto e branco.»
Seatle Times

«Giffin explora a complexa e tumultuosa relação de Rachel e Darcy, amigas desde a escola primária, durante os cinco meses que decorrem entre o noivado de Darcy e o dia do seu casamento. Uma leitura empolgante.»
Washington Post

«Até que Ele Nos Separe é um romance inteligente e realista. As personagens são autênticas. E o melhor de tudo é que capta a essência do que é ter 30 anos e ser solteira na cidade, quando a nossa vida gira em torno das amizades, do amor e das complicações que lhes são inerentes.»
San Francisco Chronicle

1 comentário:

  1. Tenho este livro na minha estante e pelos vistos preciso agarrá-lo :)
    quando puderes visita: http://palavrassoltas-carol.blogspot.pt/
    obrigado :)
    p.s- gosto muito do teu cantinho

    ResponderEliminar