sábado, 16 de junho de 2012

A Rainha dos Gelados - Anthony Capella - Opinião

Autoria: Anthony Capella
Editora:  Edições ASA
Lançamento: Já disponível
Nºde páginas: 480
PVP: 16,90 Euros


Sinopse:

Sorvete de romã e champanhe
Mousse de gengibre e pétalas de rosa
Gelado de canela e tarte de maçã
Chocolate: todas as combinações possíveis…


Irão estas iguarias derreter-lhe o coração?

1670. No palácio de Versalhes, que alberga a corte mais elegante do mundo, o jovem Carlo Demirco é famoso pela sua arte de fazer gelados. As suas técnicas trouxeram-lhe riqueza, os favores de Luís XIV e a admiração de todas as mulheres. Todas excepto a que ama: Louise, a dama de companhia de Henrietta, irmã do rei de Inglaterra. Quando Henrietta morre, Louise e Carlo são enviados para Londres como presente para o rei em sofrimento. Chegados a um país de costumes pouco refinados, cujo rei rapidamente se dispõe a seduzir Louise custe o que custar, torna-se claro para ambos que as suas únicas armas serão uma boa dose de diplomacia e quantidades extravagantes de gelo.

Opinião: Aqui está mais um romance histórico, narrado pelas duas personagens principais, Carlo Demirco e Louise de Keroualle. Ao longo do livro, conhecemos um Carlo, que conquista a corte francesa de Luis XIV e a corte inglesa de Carlos, através da sua arte de fazer gelados, na altura algo reservado apenas a pessoas pertencentes à nobreza. E, conhecemos, também, Louise de Keroualle, dama de companhia da irmã do rei de Inglaterra, Carlos. Assim, que conhece Louise, Carlo apaixona-se por ela, contudo não é correspondido, não sendo, no entanto, este sentimento que define a história, mas sim, a ambição desmedida por fama e reconhecimento de Carlo e a ânsia de poder e influência de Louise.
Em paralelo, com a história dos protagonistas, são nos dadas a conhecer as cortes francesa e inglesa, as suas diferenças, nomeadamente no requinte da corte francesa e na simplicidade da corte inglesa, e no seu 'tipo' de rei, sendo Luis XIV, um rei autoritário enquanto que Carlos, é um rei tolerante e maleável.
Um final que nos surpreende pelas escolhas finais dos protagonistas, que os levam a destinos completamente opostos.
Um livro interessante, que é uma perdição para os amantes de gelados...

Classificação: 4/6

Sem comentários:

Enviar um comentário