quinta-feira, 14 de junho de 2012

Corações Sagrados - Sarah Dunant - Opinião

Autoria: Sarah Dunant
Editora:  Edições ASA
Lançamento: Já disponível
Nºde páginas: 448
PVP: 16,90 Euros

Sinopse:

Itália, 1570. Castigada pelos seus amores impróprios, muitas mulheres da nobreza são forçadas a entrar em conventos. Uma atreveu-se a resistir.

Em plena Renascença, o convento de Santa Caterina está repleto de mulheres da nobreza cujos comportamentos foram reprovados pelas suas famílias. Muitas estão já resignadas com esse destino. Mas a recém-chegada Serafina não se conforma. Vive obcecada coma fuga e o homem que ama. A sua revolta quebra a harmonia do convento dirigido por Madonna Chiara, uma abadessa tão à vontade na política como na oração. Ela entrega Serafina aos cuidados da Suora Zuana, a jovem freira que dirige o dispensário e trata todas as maleitas, da pestilência à melancolia e à automutilação. Perante a improvável amizade que vai unir estas duas mulheres, há quem se mantenha vigilante, como é o caso da severa Suora Umiliana e da misteriosa Magdalena, com um passado de êxtases e visões... Mas o espírito rebelde de Serafina vai abalar irreversivelmente a vida do convento e as mais profundas convicções das suas ocupantes.
Com um fascinante elenco de personagens femininas, Corações Sagrados é um romance sobre poder, criatividade, paixão -secular e espiritual - e o indomável espírito das mulheres numa época em que as forças religiosas, políticas e sociais se uniam contra elas.

Opinião:  Corações Sagrados é um romance que tem como foco principal a vida das mulheres nos conventos na época do Renascimento. Nessa altura, os dotes necessários para a realização de um casamento estavam inflacionados, e como tal, os pais pertencentes à nobreza, que tivessem mais do que uma filha, apenas podiam casar uma delas, sendo a outra enviada para um convento onde o dote aceite, era consideravelmente menor. É desta forma, que Serafina é aceite no Convento de Santa Caterina, em Ferrara. Uma jovem que nunca aceitou o seu destino e que luta para poder viver a sua vida ao lado do seu amor. Algo que irá mudar profundamente, a vida das outras mulheres do convento.
Um romance que tem como personagens principais, cinco mulheres (fora do seu tempo), que ao longo da história, nos mostram a sua força e poder e o que é necessário fazer para lutarmos por aquilo que desejamos e pela nossa fé e convicções.
Um livro com uma grande componente histórica, que nos explica um pouco da vida de clausura de centenas de mulheres nobres, num convento e do tipo de medicina praticada na altura.
Uma escrita singular, que no entanto não se torna fácil com o desenrolar da história. É, no entanto, um livro emocionante, que recomendo vivamente para quem gosta deste tipo de literatura.

Classificação: 4/6

Compre Aqui: http://www.wook.pt/ficha/coracoes-sagrados/a/id/10747242?i3RL4tmj

2 comentários:

  1. Já há algum tempo que ando para ler este livro e nunca tive "coragem", mas acho que, depois de ter lido a sua opinião vou inclui-lo na minha listinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o tinha comprado à algum tempo, mas acho que também estava a ganhar 'coragem' para o ler...é o livro um pouco 'lento', mas que nos cativa aos poucos. Se gosta do genero, aconselho.:)

      Eliminar